Portal Evangélico de Notícias | + de 1.500 Notícias Publicadas

Publicidade
Postado em: 13 jan 2014
luas

Quais são as luas de sangue e o que elas têm a ver com a profecia bíblica? Segundo Gary DeMar, a “cor avermelhada da lua acontece durante um eclipse lunar, quando a Terra está entre o Sol e a Lua e no ângulo apropriado a sombra da Terra cai na lua. Claro, a Lua não fica vermelha. Na maioria das vezes a lua é branca brilhante ou amarela. A lua não tem luz própria. É a luz refletida e o seu ângulo em relação à terra e sol que determinam a cor do reflexo”.

A NASA confirmou que entre 2014 e 2015 ocorrerão 4 eclipses lunares seguidos (chamados de tétrade lunar). A grande questão da profecia de plantão é que as datas coincidem exatamente com as principais festas judaicas e, segundo eles, esse fenômeno astronômico por ser raríssimo, ocorre sempre em épocas cruciais da história de Israel.

Entre aqueles que acreditam que estes são sinais do fim dos tempos, temos pessoas famosas do meio evangélico, tais como a apóstola Valnice Milhomens e o pastor americano John Hagee.

Não é a primeira vez que a apóstola Valnice Milhomens se envolve em questões proféticas polêmicas. Valnice teria dito o seguinte, alguns anos atrás: “Jesus voltará no ano de 2007 num dia de sábado…”Segundo o livro Supercrentes do apologista cristão Paulo Romeiro, ele relata que a profecia em questão teria sido divulgada num programa televisivo antes de seis de janeiro de 1992, data em que o autor, por escrito, convidou a referida pastora para uma conversa em torno do assunto.

Leia abaixo o que alguns têm dito sobre as profecias:

.“De tempos em tempos, especialistas em profecias apontam para os sinais de cumprimento de alguma revelação bíblica. Os próximos dois anos serão marcados por diversos “sinais nos céus”, já conhecidos e previstos pela astronomia. Para eles, trata-se claramente da abertura de um dos selos descritos em Apocalipse 6.

O primeiro “alerta para a igreja” veio em 2008, quando o assunto foi levantado pelo pastor Mark Biltz, que é descendente de judeus. Ele afirmava ter feito uma descoberta surpreendente. Biltz estava estudando as profecias sobre o Sol e a Lua desde Gênesis, onde a Bíblia afirma que os luzeiros no céu serviriam “para sinais e para as estações do ano”.

“O termo em hebraico implica que não é apenas um sinal, mas um sinal da Sua vinda”, esclarece. Biltz diz ainda que a palavra traduzida como “estações” tem o sentido de “tempo determinado”, implicando na comemoração das festas estabelecidas por Deus no Antigo Testamento e que seguem o calendário lunar adotado pelos judeus.

Ele lembra de textos como Joel 2:31: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e terrível dia do SENHOR”, repetido em Atos 2:20. Também aponta para Mateus 24:29-30, quando Jesus diz “o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz. … E então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem” e Lucas 21:11: “haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu”.”

Ainda no mesmo artigo acima, é dito:

Convencido da importância desse fator, o pastor John Hagee fez um estudo aprofundado sobre esses eventos. Este ano, lançou um livro e um DVD com o título “Four Blood Moons: something is about to change” [As 4 luas de sangue: algo está prestes a mudar]. Ele explica que usou as projeções da NASA, relatos históricos e a Bíblia. Para Hagee existe uma conexão direta entre os quatro próximos eclipses lunares (lua de sangue) e “o que eles anunciam para Israel e para toda a humanidade”.

Seu argumento principal é que ao longo dos últimos 500 anos, três luas de sangue ocorreram no primeiro dia da Páscoa. Estas aparições estão ligadas a alguns dos dias mais importantes da história judaica:

1492 – o último ano da Inquisição espanhola, quando os judeus foram expulsos da Espanha

1948 – proclamação do Estado de Israel e a Guerra da Independência

1967 – início da guerra dos Seis Dias, quando Israel lutou contra nações árabes e reconquistou Jerusalém como parte de seu território

“Cada corpo celeste é controlado pela mão invisível de Deus, o que sinaliza eventos futuros para a humanidade. Não há acidentes no movimento solar ou lunar”, argumenta Hagee. Para ele é de extrema importância que os cristãos entendam estes sinais proféticos que apontam para a Segunda Vinda de Jesus”.

Opiniões Contrárias

O que a Teologia Bíblica Ensina sobre as “Luas de Sangue”? Segundo Gary DeMar – que é especialista em profecias bíblicas - ”é verdade que Deus faz uso do sol, da lua e das estrelas como indicadores especiais. Deus disse a Abraão que seus descendentes seriam como as estrelas do céu (Gênesis 15.5; 26.4 ) e como a “areia que está na praia do mar” (22.17). Somos informados de que esta palavra foi cumprida: “O Senhor vosso Deus já vos tem multiplicado, e eis que você é hoje como as estrelas do céu em número” (Deuteronômio 1.10). 

Também em Gênesis lemos que Israel é representado pelo sol (Jacó), lua (mães das crianças), e as estrelas (11 filhos) (Gênesis 37.9-11). O sol, a lua e as estrelas representam Israel, nome este dado a Jacó. Um exemplo semelhante é encontrado no livro de Apocalipse:

“Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas, e ela estava com a criança, e ela gritou, por estar em trabalho de parto e na dor para dar à luz”(12.1-2).**

Nos exemplos de Gênesis e Apocalipse, o sol, a lua e as estrelas representam Israel. Os fenômenos estelares também representam nações em geral. Por exemplo, a destruição de Babilônia é representada por algo que acontece com o sol, a lua e as estrelas:

“Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas e constelações dos céus não darão a sua luz; o sol, logo ao nascer, se escurecerá, e a lua não fará resplandecer a sua luz. (Isaías 13.9-10; ver também 24.23; 50.3; Ezequiel 32.7).

Em nenhum desses exemplos nada aconteceu com o sol, a lua e as estrelas. Eles apenas representam algo. Quando o sol, a lua e as estrelas estão fixos emitindo sua luz, é sinal de que Deus está satisfeito com as nações. Quando o sol e a lua escurecem e as estrelas caem, isso é um sinal do desagrado de Deus.

Vemos um exemplo semelhante no Novo Testamento. Deus descreve sua vinda e calamidade contra Israel (no ano 70 d.C.), quando o exército romano arrasou o Templo (Mateus 24.2) e destruiu a cidade, usando exemplos emprestados do Antigo Testamento:

.“Logo depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão [Isaías 13.10; Amós 5.20; 8.9; Sofonias 1.15] do céu, e os poderes dos céus serão abalados” (Mateus 24.29; também ver Hebreus 12:25-29).

Mais uma vez, nada físico ocorre no sol, na lua e nas estrelas. Toda a ação e mudança ocorre na Terra em relação a nação de Israel.

Com este breve histórico, podemos atribuir algum sentido na linguagem da lua de sangue citado por Pedro no dia de Pentecostes. Note que todas as palavras grifadas e em maiúsculo são citações diretas do Antigo Testamento:

.“E acontecerá NOS ÚLTIMOS DIAS, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito NAQUELES DIAS, e profetizarão.

.Mostrarei PRODÍGIOS EM CIMA no CÉU E SINAIS embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.

O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que VENHA o grande e glorioso Dia do Senhor..E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Atos 2:17-21 – o grifo é meu).

Pedro deixa claro que esses eventos estavam ocorrendo em seus dias: “Isto é o que foi dito pelo profeta Joel” (2:16; Joel 2:28-32 ). Os “últimos dias” foram os últimos dias da Antiga Aliança que estava passando (Hebreus 1.1-2; 1ª Coríntios 10.11; Hebreus 9.26).

Observe que a profecia de Joel não diz que a lua vai ser “como sangue” (ver Apocalipse 6.12), mas que ela realmente se converterá em sangue. Mesmo John Hagee observa que “a lua realmente não se transforma em sangue, mas parece vermelho-sangue”. (Quatro luas de sangue (Franklin, TN:. Worthy Publishing, 2013), 19))

Nem Joel e nem Pedro dizem que a lua vai se “parecer vermelho-sangue”. Então, o que isso significa? Pelo que temos visto sobre como a Bíblia usa o sol, a lua e as estrelas para as nações – boas ou más – nada realmente acontece com esses astros celestes. Tudo o que acontece no sol, na lua e nas estrelas são usados apenas como lições objetivas.

.Usamos linguagem similar. [...] Quando dizemos, “a estrela de Obama tem caído”, mais uma vez, uma estrela real não está em foco. Pense em quantas bandeiras nacionais usam o sol, a lua e as estrelas. A bandeira dos Estados Unidos tem 50 estrelas. As nações muçulmanas usam uma lua. O Japão tem um sol. Será que não haverá nada profético em 2014 e 2015? Eu não tenho a menor idéia. Uma coisa eu sei, é que os especuladores sobre profecia alegam significado profético [para as luas de sangue], porque isto vai ajudá-los a vender mais livros que consequentemente aumentará a receita de suas várias empresas”. (Fonte: Revista Cristã Última Chamada)

Deixe o seu comentário...

O Portal Eclésia reserva-se no direito de não publicar comentários ofensivos, palavras indecorosas, links, propagandas, e todo o comentário que venha a violar a política da ética e da intolerância.

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *

19 Comentários

  1. noemia disse:

    Não preciso de especulação, só preciso crer e nada mais! Jesus está voltando e está acontecendo coisas muito importantes, relacionadas com a volta de Cristo, mas os nossos governantes estão tentando desviar a nossa atenção. Ate mesmo dentro das igrejas, os líderes religiosos só falam em prosperidade material, se é chegada a hora, para que tanta riqueza e poder? Só Deus é o Senhor!

  2. Pastor Jairo da Cruz disse:

    De tanto estudar sobre este assunto ficamos perplexos de ainda ver (Ler), uma matéria deste porte e constatar que uma pessoa não acredita na Volta de Jesus.
    No meu ponto de vista quem está querendo vender e aumentar a fonte de receita …
    Preparemos nossas vivas!
    Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

  3. Erika disse:

    Alienado é quem dúvida da existência de Deus, quero ver esse dia chegar e ver o povo incrédulo desesperado querendo ser salvo, mas ai já será tarde. Devemos buscar na bíblia a verdade, e enquanto se pode achar. Por isso devemos nos arrepender dos nossos pecados e sermos obedientes as palavras de Deus.

  4. sabrina disse:

    muito legal essa lua de sangue

  5. nos estamos vivendo nos ultimos momentos da terra,tenho fé que é chegada a hora de procurarmos a salvaçõ que Jesus Cristo ofertou a nós seres imperfeitos; sua propia vida para que vivamos.estude a biblia e vera as multiplas bençãos reser vadas para nós seguindo as passadas de nosso REI JESUS CRISTO JÁ ENTRONIZADO DESDE 1914…

  6. paulo martins dos santos disse:

    o povo tem tendencia a acreditar mas na mentira do que na verdade toda veis que aparece supostas profecias a muito alvoroço, falta fe obediencia , estudar a palavra de Deus e praticar e aqueles que nao acreditar tenho pena porque naquele grande dia todo joelho se dobrara .

  7. wololo disse:

    É cada alienado que vejo nesses posts que chega a me dar pena, sério essa falsa “FÉ” pode lhes causar um certo conforto e aceitação para seu destino mas convenhamos o fim de todos é e sempre vai ser o mesmo… a 7 palmos dentro da terra, nenhum DEUS vai salvar vocês, acorda!

    • JOSUE CARNEIRO disse:

      São eventos perfeitamente previstos por estudiosos e cientistas. Mas por que eles conseguem prever? Porque tudo funciona corretamente, nada acontece de modo caótico, existe planejamento. Aquele que planejou tudo isso também planejou e irá concretizar em breve seu propósito de transformar este mundo num lugar maravilhoso para se viver. Logicamente um mundo sem aqueles que hoje tentam destrui-lo ou que desonram Quem criou tudo isso.

    • Mayara disse:

      Meu bem, desculpe se vou lhe incomodar. Mas um dia você vai lembrar desse seu post. Pelo visto você não tem fé. Ninguém nasceu para viver no máximo uns a 110 anos e depois simplesmente morrer, tem gente que nasce e com 2 anos de idade já morre. A bíblia sagrada diz que TODO joelho se dobrará e TODA linguá confessará que Jesus Cristo é o Senhor. O que acontece no mundo, é tudo porque Deus quer e por causa do nossos pecados que acontece essas coisas, enfim você pode não acreditar. Mas Deus EXISTE e você vai ver. Que Deus perdoe você por está falando coisas que não sabe.

  8. mary disse:

    nao concordo com nda do que dizem,mas cada um pensa de um jeito diferente,nao vou me intrometer nas opnioes de vcs.DEUS ABENÇOE

  9. Concordo plenamente com sua exposição sobre o significado dos astro no uso da linguagem bíblica. Certamente alguns sabem que o povo gosta de novidade ainda que esta seja uma mentira ou um erro grotesco.
    Como cristão devemos estar preparados sempre, o fim para cada um de nós é uma incógnita, pode ser a qualquer momento. Portanto especular sobre a volta de Jesus,o fim dessa era é simplesmente motivo para esquecer do compromisso de ser um filho de Deus.
    Parabéns pela postagem.

  10. Viviane disse:

    Deus é maravilho e perfeito que tudo que está na Biblia está se comprindo. Procurem Deus enquanto se pode achar!

  11. kadija disse:

    É! AFFFFFFFFFFF!!!!!!!!!!!!!!!!!! OUVIA TANTAS VEZES AS MESMAS COISAS EM PALAVRAS DIFERENTES, SOBRE EVENTOS BÍBLICOS, NAVE MAE, FIM DO MUNDO…PORÉM, HOJE ESTOU COM 54 ANOS E DESDE OS MEUS 10 ANOS DE IDADE , AGUARDO ALGO ACONTECER…QUER SABER, TUDO ISSO É LOUCURA DE QUEM NAO TEM O QUE FAZER, PENSAR, OU IMAGINAR. NADA ACONTECERÁ, A NAO SER CALAMIDADES, PROVOCADAS PELO PROPRIO SER HUMANO, ALEM DE FOME E MISÉRIA,POR FALTA DE HUMANIDADE, POR GANANCIA. SE AS PESSOAS SE PREOCUPASSEM MAIS COM A REALIDADE AO SE PEROCUPAR COM TEORIAS IDIOTAS, O MUNDO PODERIA SER BEM MELHOR, E NAO HAVERIAM TANTAS PESSOAS MISERÁVEIS NA TERRA. USEM SUA SABEDORIA PARA ACABAR COM A FOME, QUE DEUS LHES PROVERÁ , AO PASSO QUE QUER DESCOBRIR O QUE NAO PODE E O QUE NUNCA VAI DESCOBRIR.

    • rogerio disse:

      LEIA A 2° CARTA DO APOSTOLO SÃO PEDRO NO CAPITULO 3 VERSOS 8 E 9…

    • ERIC disse:

      “Ora, desde o dia em que os nossos antepassados adormeceram na morte, todas as coisas estão continuando exatamente como desde o princípio da criação.” (2 Ped. 3:3, 4)
      É assim que muitos pensam, que nada vai mudar, que não acreditam em algumas coisas, que já ouviram falar desde a infancia! É verdade que não vamos sair acreditando em tudo que é dito a respeito de alguns acontecimentos. Mas, vamos ter discernimento! vamos “abrir” nossos olhos muita coisa mudou e esta mudando, não podemos continuar com o mesmo pensamento cético, duvidoso. Olhe a sua volta, olhe a vida das pessoas, veja a sociedade mundial.
      este mundo (ou sistema de coisas) é como um paciente terminal, sem cura sem esperança. estar na hora de alguem qualificado intervir para resolver estas coisas. O Reino de Deus, para resolver as coisas no nosso maravilhoso planeta.

    • heloiza disse:

      vcs não acreditam nas profecias da bíblia mas quando jesus arrebatar seus escolhidos e não arrebatar vcs, vão clamar rapidinho por Ele, sem falar das terríveis coisas que vão acontecer no mundo depois do arrebatamento, santificai-vos, pois a vinda de Jesus está próxima!

      • Luan disse:

        Voce se surpreenderia com o ser humano se cogitasse a hipotese de que alguns podem não odiar o fato de sofrerem por terem sido deixados aqui pra serem punidos. E eu nao acho uma coisa agradável aos olhos de Deus seguir toda a doutrina religiosa imposta, só porque existe em você o medo de ir para o inferno. O que eu quero dizer é que, assim como um hetero gosta do sexo oposto simplesmente por gostar, uma pessoa pode ou não acreditar nessas coisas, já que é algo involuntário. Você apenas sente. Acredito em muitas coisas, mas elas estão longe dessa parada de punição e castigo caso haja oposição e descrença.

      • Arrependei-vos e convertei-os! vcs q nao querem acreditar, vão ler a biblia “Meu povo perece por falta de conhecimento” diz o Senhor, mas vcs continuam a insistir nisso, dizendo q nao tem nada a ver, vao estudar antes de estar comentando besteira, se auto examinem enquanto é tempo! Deus esta usando os elementos da natureza para mostrar aos seus filhos e filhas q Ele está perto de vir, e q nao vai demorar…

    • sofia disse:

      Essa pastora valnice que é fundadora de uma igreja, eu já estive em uma igreja fundada por ela, total ignorância de conhecimento e distorção do que está na blíblia. Mas cada um segue o que quer e fica ignorante se quiser.

Eclésia - Portal Evangélico de Notícias © 2014 Todos os Direitos Reservados